Governo do RN amplia número de vagas do Concurso Público para o Magistério Estadual

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a ampliação do número de vagas do Concurso Público para o Magistério Estadual, que agora oferece um total de 729 vagas. A retificação do edital nº 01/2024, publicada no Diário Oficial do Estado, ajusta a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e candidatos Pretos e Pardos (PPP), garantindo o cumprimento das leis estaduais e decisões judiciais. Com isso, o concurso passa a destinar 510 vagas para ampla concorrência, 146 para PPP (20%) e 73 para PCD (10%).
Além da ampliação das vagas, o edital define critérios claros para a nomeação dos candidatos das cotas durante as convocações e prioriza a distribuição equitativa das vagas entre as Diretorias Regionais de Educação (DIREC), considerando a maior nota e, em caso de empate, a maior idade. Em função do aumento do número de vagas, será necessária a correção de mais 1.310 provas discursivas, seguindo as regras previstas no edital.
Outra novidade é a possibilidade de correção de provas discursivas adicionais para candidatos aprovados na prova objetiva e classificados a partir da 11ª posição, caso surjam novas vacâncias durante a vigência do concurso. O cronograma do certame também foi atualizado para refletir essas mudanças, reafirmando o compromisso do governo com a inclusão, equidade e respeito aos direitos dos candidatos.