Censo: Brasil tem o menor número de filhos por mulher da história
Os dados sobre Fecundidade investigados pelo Questionário da Amostra do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (27/6) pelo IBGE, confirmaram o que se esperava: as mulheres do país estão tendo menos filhos e adiando cada vez mais a maternidade.
Também cresceu bastante a proporção de mulheres que chegaram ao final da vida reprodutiva sem terem sido mães. Essas tendências demográficas se repetem, com maior ou menor intensidade, em todas as unidades da federação, mostrando diferenças por cor ou raça, níveis de instrução e, também, por grupos religiosos.
Em 1960, a Taxa de Fecundidade Total (TFT) do país era de 6,28 filhos por mulher, chegando a 8,56 na região Norte e a 7,39 no Nordeste. Em 2022, a TFT caiu para 1,55 filho por mulher no país, sendo 1,89 na região Norte e 1,60 no Nordeste.
As informações fazem parte do Censo Demográfico 2022: Fecundidade e migração: Resultados preliminares da amostra.
Os resultados poderão ser acessados no portal do IBGE e em plataformas como o SIDRA e o Panorama do Censo, sendo que nesse último poderão ser visualizados, também, por meio de mapas interativos.